
#1.Escola – Recursos Educativos Digitais
RED
Os Recursos Educativos Digitais (RED) tornaram-se nos últimos anos uma presença reiterada no trabalho diário dos professores e educadores. Independentemente da disciplina lecionada, do conteúdo abordado ou dos objetivos delineados, os RED podem tornar-se uma alavanca para o ensino e para a aprendizagem, quer no desenvolvimento de atividades autónomas pelos alunos quer nas atividades acompanhadas e apoiadas pelos professores.
Atualmente temos acesso facilitado a um conjunto muito vasto de RED, disponíveis à
distância de uns cliques nas mais diversas plataformas.
Esses Recursos (questionários
online, atividades interativas, vídeos tutoriais, jogos, imagens dinâmicas, …) poderão
ser disponibilizados em plataformas institucionais – e. g.: Ilha Periscópio, Estudo em casa, Khan Academy, e estar devidamente validados e certificados por equipas de especialistas, garantindo-nos a credibilidade e a qualidade dos conteúdos apresentados. Ou, por outro lado, também poderão ser disponibilizados nas inúmeras
plataformas digitais, às quais poderemos aceder através de um qualquer motor de pesquisa.
Muitos dos RED disponíveis online são de utilização livre, alguns com licenças Creative Commons, permitindo, nalguns casos, ajustes e alterações por parte dos utilizadores de forma que cada recurso possa ser adaptado a um determinado contexto em função dos objetivos de aprendizagem definidos.
A vantagem da utilização dos RED de utilização livre coloca-nos outros desafios, nomeadamente a necessidade de sermos nós, educadores e professores, a avaliar o seu conteúdo e a sua relevância para as aprendizagens que pretendemos desenvolver.
Em qualquer dos casos, quer na utilização de RED de fontes institucionais quer de fontes não institucionais, pela vastidão de recursos existentes, torna-se essencial que educadores, professores, Escolas e Centros de Formação trabalhem colaborativamente para que os esforços individuais, quer na construção quer na agregação de RED, possam beneficiar todos e se consiga agregar num espaço partilhado, dinâmico, funcional, em atualização permanente e de fácil acesso, um banco de RED que facilite o trabalho diário dos profissionais da educação.