Sexta-feira é quase sempre o melhor dia útil da semana e a passada sexta não foi exceção. E amanhã já é outra vez!
Só pelo almoço com amigos para celebrar a amizade e a vida, já valia a pena. Mas foi mais do que isso: foi chouriço, futebol – Portugal vs. Coreia do Sul, queijo, pão alentejano, futebol, vinho, vinho derramado, futebol abençoado, vinho derramado novamente, futebol abençoado novamente, e o javali divinalmente cozinhado pela D. Ana. Que melhor combinação do que esta? Talvez só os cinco números e duas estrelas também numa sexta-feira para que mais sextas-feiras houvesse durante a semana.
E eis que domingo chega num instante. Porque na sexta-feira não se fizeram planos sobre o passeio de domingo, lá fomos nós à descoberta da serra algarvia, um pouco como foram os descobridores portugueses por esse mundo fora há umas centenas de anos.
Apesar de já termos percorrido quase tudo o que é trilho por esses montes fora, ainda descobrimos um ou outro percurso nunca dantes navegado. O problemas surgia sempre que o Salgadinho arranjava um atalho para chegarmos mais rapidamente a um Postigo para a devida pausa e hidratação, esse atalho revelava-se sempre num caminho bem mais longo do que o caminho sem atalhos.
Desta vez fomos só quatro “ciclar” à descoberta. Todos os outros Aleijados se assustaram com umas nuvens que surgiam ao longe no horizonte.
Entre subidas e descidas, alcatrão e terra batida, estradões e single tracks, lá fomos nós, os quatro da vida airada, à descoberta do desconhecido.