#2.À volta da mesa – sopa de alho francês e hortelã
E assim começa uma aventura! Inscrevi-me num curso de cozinha e pastelaria na Algarve Cousine Academy, do Chef José Domingos.
Começámos dez aprendizes. No meio de meros curiosos – como eu, há também quem viva da cozinha e dela tire o sustento no dia a dia. O objetivo é mais ou menos o mesmo para todos nós: aprender mais sobre a arte de não estragar os alimentos e extrair-lhes o que têm de melhor para nos oferecer. É só seguir o princípio KISS, mas sem o último S – “Keep it Simple”. O segundo “S” é usado para várias palavras, desde Stupid (com uma vírgula a anteceder a dita), a Short, Sweet …
Os programas televisivos e a internet ajudaram-me (nos) muito neste caminho e já não são só as mães e as avós que nos ensinam a cozinhar. O Youtube é uma extraordinária escola e há de tudo e para todos os gostos – até coisas tão estranhas que nunca pensei alguém poder lembrar-se, mas devemos agir como em tudo o que está ao nosso dispor nesta vida – procurar o conhecimento de forma crítica, selecionando a informação.
O primeiro dia foi dedicado aos caldos, sopas, ovos, cortes de legumes e ao tradicional arroz doce. Apesar de cozinhar todos os dias e de variar muito, quer nos ingredientes quer nos tipos de confeção, foi uma manhã de novas aprendizagens e de novos conhecimentos.
Sopa de alho francês com hortelã
Fica o resultado de uma criação minha: sopa de alho francês com hortelã.
Ingredientes: 1 cebola, 1 alho francês (parte branca), 1batata branca, 1 batata doce, 1 cenoura peq., funcho a gosto (pouco), azeite, sal e hortelã fresca (uma mão cheia de folhas). Confeção: 1. Num fio de azeite, refogar os legumes cortados em Mirepoix média – que quer dizer em bocados médios sem régua nem esquadro e à vontade do freguês- Bimby: 10 min, vel 1 ,120º. 2. Adicionar água para cobrir os legumes e 1 colher de chá de sal e cozinhar: 10 min, vel 1, 100º; 3. Juntar as folhas de hortelã e Triturar: 1min, vel 8; 4. Juntar uma chávena de alho francês (corte brunoise peq.) – ao gosto de cada um, desde que sejam pequeno e cozinhar mais 5 min, vel 1, 100º; 5. Servir com crutons e um fio de azeite. Et voilà, Bon appétit!
Parece-me divinal. Vou experimentar !
Depois contas se gostaste! Bjs,