Um estudo sobre a utilização das tecnologias digitais pelos professores e a sua perspetiva sobre o contributo da formação contínua nessa área

Comunicação apresentada no Chellenges 2019 – XI Conferência Internacional de TIC na Educação, Universidade do Minho, Braga

Autores:
David Filipe Costa, CCTIC Educom, davcosta@gmail.com
Fernando Albuquerque Costa, IE ULisboa, fc@ie.ulisboa.pt

 
Resumo

O trabalho apresentado surge da procura de respostas a inquietações decorrentes da reflexão que temos vindo a fazer sobre o trabalho desenvolvido com professores em contexto de formação contínua e pretende contribuir para uma melhor compreensão das suas práticas e perceções sobre o processo de integração das tecnologias digitais na sua atividade curricular.

Em concreto, pretende-se conhecer a utilização que os professores fazem da Internet e de outros recursos digitais, conhecer as suas perceções sobre a importância da utilização das tecnologias educativas nas atividades letivas e sobre os fatores que condicionam a integração das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem e, bem assim, sobre o contributo que a formação contínua de professores desempenha ou pode desempenhar nesse processo.

Os resultados, decorrentes da aplicação de um questionário construído para o efeito, permitem concluir que um grupo significativo de professores usa com alguma regularidade recursos digitais na sala de aula, considera possuir um nível satisfatório em termos de competências técnico-pedagógicas para o fazer e concorda que a utilização das tecnologias aumenta a motivação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. No geral, os professores inquiridos procuram formação na área da utilização pedagógica das tecnologias digitais, principalmente na modalidade de oficina de formação, com alguma regularidade e consideram que a formação contribui efetivamente para a integração das tecnologias digitais no currículo, sobretudo porque permite uma atualização de conhecimentos e competências pedagógicas, o conhecimento de novas ferramentas e aplicações e a aplicação prática do que aprenderam na formação. Valorizam também a partilha de experiências entre colegas, considerando muito importante que, na modalidade de oficina de formação, os grupos de formação se organizem em função da experiência no uso das tecnologias na atividade pedagógica.

Abstract

The work presented emerge from the search for answers to concerns arising from the reflection that we have been making on the work developed with teachers in the context of continuous training and intends to contribute to a better understanding of their practices and perceptions about the process of integration of technologies in curricular activity.

Specifically, it intends to know the use that teachers make of the Internet and other digital resources, to know their perceptions about the importance of the use of educational technologies in teaching activities and about the factors that condition the integration of digital technologies in the teaching and learning process as well as the contribution that continuing teacher training plays or can play in this process.

Based on the application of a questionnaire constructed for that purpose, the results allow us to conclude that a significant group of teachers regularly uses digital resources in the classroom, considers that it has a satisfactory level of technical-pedagogical skills to do so and agrees that the use of technologies increases student motivation, the most dynamic and attractive classes. In general, the teachers interviewed seek training in the area of ​​pedagogical use of digital technologies, especially in the form of a training workshop, with some regularity, and consider that training contributes effectively to the integration of digital technologies in the curriculum, mainly because enables an update of pedagogical knowledge and skills, knowledge of new tools and applications and the practical application of what they have learned in training. They also value the sharing of experiences among colleagues, considering it very important that, in the form of a training workshop, the training groups organize themselves according to the experience in the use of the technologies in the pedagogical activity.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *