A formação de professores e a integração curricular das TIC

Dissertação de Mestrado, Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais

Autor: David Costa
Orientador: Professor Doutor Fernando Albuquerque Costa 
Descarregar dissertação: AQUI

Resumo

O trabalho aqui apresentado surgiu da procura de respostas a inquietações decorrentes da reflexão do trabalho desenvolvido com alunos e professores em contexto de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e pretende contribuir para a compreensão e para o conhecimento das perceções sobre a integração das TIC nas práticas pedagógicas dos professores que frequentaram a formação contínua no âmbito das ações desenvolvidas pela EDUCOM-APTE na região do Algarve.O estudo que se apresenta é de natureza descritiva e tem por objetivo conhecer (e descrever) a utilização que os professores fazem da internet e dos dispositivos móveis nos diversos contextos – pessoais e profissionais; conhecer as suas perceções sobre a utilização das tecnologias educativas nas atividades letivas, bem como os fatores de que depende a integração curricular das TIC e o contributo que a formação contínua de professores pode ter para a generalização da integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados do presente estudo permitem uma melhor compreensão das perceções dos professores no processo da integração das TIC e nos contributos que a formação contínua pode ter nessa integração. Neste sentido, os professores consideram possuir “Boas” competências técnico-pedagógicas para a integração de Recursos Educativos Digitais (RED) na sala de aula, frequentam regularmente formação na área das TIC, na modalidade de oficina de formação e consideram que a formação contribui efetivamente para a integração curricular das TIC, pois permite uma atualização de conhecimentos e competências pedagógicas, o conhecimento de novas ferramentas e aplicações, aplicação dos conteúdos da formação, aumento da motivação dos alunos e aulas mais atrativas consequentes das atividades implementadas, bem como a partilha de experiências entre colegas. Para o grupo em estudo é “muito importante” que os grupos de formação se organizem em função da experiência no uso das TIC, na modalidade de oficina de formação.

Abstract

The work presented here comes from concerns voiced by students and teachers in relation to the use of information and Communication Technologies (ICT) in education. It aims to contribute to the understanding of the perceptions of the teachers who attend ongoing training about the integration of ICT in the pedagogical practices of teachers. This is within the scope of the actions developed by EDUCOM-APTE in the region of Algarve. The present study is descriptive and aims to understand (and describe) teachers’ use of the internet and mobile devices in different contexts – personal and professional. To understand their perceptions about the use of educational technologies in teaching activities, as well as the factors on which the curricular integration of ICT depends. It further seeks to clarify the contribution that the ongoing training of teachers can have on normalizing the integration of ICT in the teaching and learning process. The results of the present study allow a better understanding of teachers’ perceptions in the process of ICT integration and in the contribution that continuous training can have in this integration. In this study, teachers who were considered to have good technical-pedagogical skills for the integration of RED in the classroom, attended regular training in the ICT area. This training came in the form of training workshops and it is considered that this training contributes effectively to the curricular integration of ICT. The training allows an update of pedagogical knowledge and skills, introduces new tools and applications, and trains the participants in the effective delivery of the content addressed. Also, it enhances the motivation of the students and makes for more enjoyable classes resulting from the activities implemented and the sharing of experiences among colleagues. For the group under study, it is very important that the training groups organize themselves according to their experience in the use of the ICT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *