mestrado/2018


A formação de professores e a integração curricular das TIC

Dissertação de Mestrado, Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais

Autor: David Costa
Orientador: Professor Doutor Fernando Albuquerque Costa 
Descarregar dissertação: AQUI

O trabalho aqui apresentado surgiu da procura de respostas a inquietações decorrentes da reflexão do trabalho desenvolvido com alunos e professores em contexto de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e pretende contribuir para a compreensão e para o conhecimento das perceções sobre a integração das TIC nas práticas pedagógicas dos professores que frequentaram a formação contínua no âmbito das ações desenvolvidas pela EDUCOM-APTE na região do Algarve.

O estudo que se apresenta é de natureza descritiva e tem por objetivo conhecer (e descrever) a utilização que os professores fazem da internet e dos dispositivos móveis nos diversos contextos – pessoais e profissionais; conhecer as suas perceções sobre a utilização das tecnologias educativas nas atividades letivas, bem como os fatores de que depende a integração curricular das TIC e o contributo que a formação contínua de professores pode ter para a generalização da integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados do presente estudo permitem uma melhor compreensão das perceções dos professores no processo da integração das TIC e nos contributos que a formação contínua pode ter nessa integração. 

O estudo que se apresenta é de natureza descritiva e tem por objetivo conhecer (e descrever) a utilização que os professores fazem da internet e dos dispositivos móveis nos diversos contextos – pessoais e profissionais; conhecer as suas perceções sobre a utilização das tecnologias educativas nas atividades letivas, bem como os fatores de que depende a integração curricular das TIC e o contributo que a formação contínua de professores pode ter para a generalização da integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados do presente estudo permitem uma melhor compreensão das perceções dos professores no processo da integração das TIC e nos contributos que a formação contínua pode ter nessa integração.